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Cuidado com o que diz no ambiente de trabalho

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O ano mudou e algumas atitudes se repetem e no final você se pergunta por que sua vida profissional não melhora, mas já pensou se está acomodado ou repetindo algumas atitudes negativas que fazem a mudança ficar bem longe de acontecer?

Isso pode ser difícil de ver ou aceitar, mas a mudança positiva começa dentro de cada um e no local de trabalho é importante ter uma boa postura.

Resumindo, se quer se destacar e ser bem sucedido cuide de sua imagem no meio profissional e tenha um posicionamento positivo e confiante fazendo do seu local de trabalho um ambiente mais saudável e aconchegante.

Seja ético, trabalhe em equipe e pense sempre nos outros.

Veja a seguir 11 frases que você nuca deve dizer no ambiente de trabalho, tanto para colegas, superiores e clientes:

 

“ISSO NÃO É JUSTO”

Todos sabem que a vida não é justa e ficar reclamando disso faz com que você pareça imaturo e ingênuo. É importante deixar sua interpretação fora da conversa e atentar-se aos fatos quando precisar fazer uma reclamação.

 

“A CULPA NÃO É MINHA... / NÃO É MINHA CULPA...”.

Nunca fuja de suas responsabilidades delegando a culpa à pessoa. Se você teve alguma participação em algo que deu errado, mesmo que seja uma participação pequena, assuma o erro. Seja claro e dê apenas uma explicação objetiva do que aconteceu e deixe seu chefe e colegas tirarem suas próprias conclusões. Se assumir uma postura de apontar o dedo demonstra apenas que não se responsabiliza por suas ações e fará com que as pessoas não queiram trabalhar com você. Adote uma postura profissional abstendo-se de opiniões e auxilie na solução do problema.

 

“ELE É PREGUIÇOSO / INCOMPETENTE / UM IDIOTA”

Sempre é muito ruim falar mal do colega de trabalho, não é um hábito saudável, além de fazer mal a você, faz mal a todos que estão no ambiente de trabalho. Sempre haverá pessoas mal educadas, intransigentes e incompetentes no local de trabalho, e se existe um mal comportamento, todos na empresa já sabem e ficar falando mal delas irá apenas fazer com que você seja mal visto também. Se não puder ajudar, não critique.

 

“EU ACHO... / NÃO É UMA IDEIA TÃO BOA ASSIM... / VOU FAZER UMA PERGUNTA IDIOTA”

Expor uma ideia iniciando com essas frases passivas destroem qualquer credibilidade mesmo que seja uma excelente ideia a ser reportada, elas sugerem falta de confiança e insegurança. Se não confia no que diz, ninguém vai confiar. Não seja seu próprio critico.

 

“NÃO POSSO”

Quando você diz “não posso” as pessoas ouvem “não farei” e isso repercute muito mal no ambiente de trabalho, com seu chefe e seus colegas. Caso não consiga mesmo realizar uma tarefa, procure formas mais sutis e delicadas para falar ou ofereça uma solução alternativa.

 

“SEM PROBLEMAS”

Uma expressão muito simples, mas que pode te prejudicar no ambiente de trabalho é quando alguém pede para você fazer algo e sua resposta é “sem problemas”, isso significa que em outro momento teria sido um problema. A melhor resposta para este tipo de situação é dizer algo como “ficarei feliz em ajudar” ou “o prazer foi meu”.

 

“SEMPRE FOI FEITO ASSIM”

Essa frase é um tiro no pé, pois temos que entender que a tecnologia evolui tão rápido que devemos participar das mudanças e implantar sempre novas melhorias. Dizer que “sempre foi feito assim” faz seu chefe e colegas de trabalho pensarem que você é preguiçoso e resistente as mudanças e se perguntarem se sua atitude não está atrasando os trabalhos e toda a equipe.

 

“SÓ VAI LEVAR UM MINUTO

Determinar quanto tempo levará uma conversa diminui suas habilidades, dá a impressão que não é algo importante e representa que você sempre faz suas atividades com pressa. Não dê a impressão que vai dedicar menos tempo em uma tarefa do que seria necessário para cumpri-la a não ser que consiga realmente terminá-la em 60 segundos.

 

“ESSA NÃO É MINHA FUNÇÃO.../NÃO FUI CONTRATADO PARA ISSO...”

Essas frases são muito sarcásticas e não fica bem dizer em nenhum momento, pois representam que você fará apenas o mínimo necessário do seu trabalho e isso é muito ruim caso queira manter seu emprego. Caso seu chefe peça algo que seja além de suas atribuições o melhor é fazer o que foi solicitado e depois conversar com sobre o assunto.

Porém é importante lembrar que realizar uma tarefa extra poderá levá-lo a uma promoção, portanto, aborde o assunto profissionalmente.

 

“VOU TENTAR.../VOU PENSAR...”

Esse tipo de resposta é bastante negativa e desanimadora, pois sugere falta de confiança em suas habilidades e faz parecer que não vai se dedicar ao máximo. Mesmo que você receba uma tarefa que ainda não tenha realizado é preciso ter entusiasmo, assumir suas capacidades e se comprometer a realizar a tarefa, colocando seu empenho em tudo que se propuser a fazer. Esse tipo de atitude é um diferencial em uma empresa.

 

“ODEIO ESSE EMPREGO”

A pior frase para se ouvir no ambiente de trabalho é um colega dizendo o quanto odeia seu emprego. Esse tipo de comportamento é negativo e diminui muito o engajamento do grupo, por mais que haja concordância. Caso não esteja satisfeito em seu trabalho esforce-se para disfarçar este sentimento ruim e procure outra recolocação que o faça mais feliz, porém não crie um ambiente desagradável com seus colegas de trabalho se não está feliz onde está.

 

Referência: http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/3394351/coisas-que-voce-nunca-deve-dizer-trabalho

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